Oi, pessoal! Quem adora uma granolinha crocante levanta a mão! Pois é, a gente sabe como a granola é uma ótima opção para dar aquele toque especial ao café da manhã ou lanche da tarde, não é mesmo? E o melhor: agora você não precisa mais ir ao supermercado para comprar. Que tal tentar fazer a sua própria granola caseira? Além de ser uma atividade super divertida na cozinha, você pode personalizar com os ingredientes que mais gosta. Bora lá? Vou mostrar como é facinho!
Sobre o artigo
Ingredientes que Você Vai Precisar
Para preparar essa delícia de granola caseira, você vai precisar de:
- 95g (ou 1 xícara) de aveia em flocos médios
- 15g (ou 2 colheres de sopa) de quinoa em flocos
- 25g (ou 2 colheres de sopa) de mel ou, se preferir, melado
- 10g de sementes de abóbora
- 15g de goji berry
- 15g de uvas passas
- Nozes pecan a gosto
- Castanha do Pará a gosto
- Canela a gosto
- Maçã desidratada sem açúcar a gosto

Mãos à Obra: Preparando a Granola Caseira
Pronto para começar? Então vamos lá! Primeiro passo é pegar uma tigela grande e misturar a aveia, a quinoa, as sementes de abóbora e o mel (ou melado, se você preferir um sabor mais encorpado). Mexa tudo até que os flocos estejam bem envoltos na doçura do mel.
Depois disso, espalhe essa mistura em uma assadeira, tá bom? Lembre-se de pré-aquecer o seu forno a 180 graus. Coloque a assadeira lá dentro e deixe por cerca de 10 a 15 minutos. Mas um aviso: fique de olho! Dependendo do seu forno, esse tempo pode variar um pouquinho.
Assim que estiver tudo douradinho e com cheiro de coisa boa pela casa, tire do forno e adicione os outros ingredientes: goji berry, uvas passas, nozes pecan, castanha do Pará, canela e a maçã desidratada. Misture tudo novamente e prepare-se para se surpreender com o resultado!

- Sem Glúten: Pão de Ló Fofinho com 3 Ingredientes
- Aprenda a Fazer cupcakes saborosos e saudáveis
- Delicioso Docinho de Laranja em 3 Passos Simples
- Aprenda a Fazer: Cappuccino Fit Cremoso Fácil e Delicioso
- Abobrinha Refogada com Cebola Caramelizada: Simples e Deliciosa
Dicas pra Deixar sua Granola Caseira Ainda Mais Irresistível
Você sabia que dá para trocar as nozes e adicionar mais tipos de castanhas? Que tal experimentar com amêndoas ou castanha de caju? E se você adora frutas, tente colocar damasco ou banana desidratada. A ideia é deixar a sua granola caseira com o seu jeitinho!
Outra dica super legal é guardar em um pote bem fechado para manter aquele crocante irresistível. Isso prolonga a durabilidade da granola, que pode ficar na geladeira por até dez dias ou fora dela por uma semaninha tranquila.
Quantidade Certinha para Comer Sem Culpa
Essa receita rende, em média, 200g de pura delícia! E o legal é que cada pedacinho está recheado de amor e ingredientes saudáveis que você mesmo escolheu. Não é o máximo?
Por Que Fazer Granola Caseira?
Às vezes, a gente nunca parou para pensar, mas… por que não fazer granola caseira em vez de comprar aquela industrializada, hein? Primeiramente, a economia é um fator, sem contar que você tem a certeza de que não há nenhum conservante ou açúcar escondido nos ingredientes. Além disso, é a oportunidade de criar uma granola com a sua cara, cheia dos ingredientes que fazem os seus olhos brilharem! E, por fim, é uma experiência relaxante e prazerosa, perfeita para curtir um tempinho na cozinha.
Conclusão e Temos um Convite!
E aí, o que vocês acharam dessa receita de granola caseira? Espero que fiquem tão animados quanto eu para experimentar! Que tal agora compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares? Vamos entusiasmar ainda mais pessoas a se aventurarem na cozinha para preparar uma granola caseira cheia de sabor e saúde!
Lembre-se, quando se trata de granola caseira, o céu é o limite! Então, use e abuse da sua criatividade e compartilhe comigo nos comentários o que você adicionaria à sua versão. Mal posso esperar para ouvir suas histórias e saber como ficaram suas criações.
Até a próxima, com muito carinho e crocância!
Granola Caseira – Veja mais conteúdos como esse em: Receitas Doces
ATENÇÃO: Este site compartilha informações e receitas baseadas em experiências pessoais. Nosso conteúdo é estritamente educativo e inspiracional, não tem a intenção de ser, e não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado (médico ou nutricionista) para questões de saúde ou antes de iniciar qualquer mudança em sua dieta ou rotina.







