Olá, mamães e papais que adoram cuidar da alimentação da família! Hoje eu, Silvia Kotaka, vim compartilhar com vocês uma receitinha prática e saborosa que vai agradar tanto os pequenos quanto os adultos. Quem não gosta de um lanchinho crocante para petiscar durante o dia, não é mesmo? Então, preparem-se para conhecer os maravilhosos “chips de batata doce”.
Sobre o artigo
Mas Por Que Batata Doce?
A batata doce é um dos vegetais mais nutritivos que podemos encontrar, meus amigos. Isso porque ela é repleta de carboidratos complexos. Mas o que significa isso? Basicamente, sua energia é liberada devagarinho, de forma que nos mantém saciados por mais tempo. Quer coisa melhor para um lanchinho da tarde?
Lista de Ingredientes
Para fazer essa delícia, vocês vão precisar de poucos ingredientes. É bem provável que você já tenha tudo em casa:
- Batatas doces (a quantidade que você achar melhor)
- Sal a gosto
- Açafrão para dar uma corzinha
- Ervas desidratadas de sua preferência

- Torta de Carne Moída: Receita Prática e Sem Glúten no Liquidificador
- Bolo de Coco Zero Açúcar: Sem Glúten e Sem Lactose
- Delícia Saudável: Chips de Batata Doce
- Como Fazer um Bolo de Cenoura Mesclado Perfeito e Fofinho
- Descubra Como Fazer o Lanchão de Frigideira: Prático e Saudável!
O Preparo: Dicas para a Crocância Perfeita
Agora que já temos nossos ingredientes, vamos ao preparo! Quando falamos de chips de batata doce, o segredo está na crocância, certo? Então, como fazer as fatias ficarem bem crocantes? Tenho uns truques para garantir que seu petisco seja um sucesso.
Primordialmente, a batata doce deve ser cortada em fatias bem fininhas. Quanto mais finas, mais crocantes elas ficarão. Além disso, um pequeno detalhe faz toda a diferença: deixe as fatias de molho em água com gelo por pelo menos 15 a 20 minutos. Esse truque ajuda a tirar o excesso de amido e garante que seus chips fiquem sequinhos e crocantes.
Depois, é hora de escorrer bem essas fatias e secar com papel-toalha. Não uma, mas duas ou três vezes. Queremos que suas fatias fiquem super secas! Quem aí já está ansioso para provar esses chips de batata doce?
Agora, vamos temperar. Que tal usar sal, um pouco de açafrão e suas ervas favoritas? A beleza dessa receita está na personalização do tempero, então aproveite para deixar seu toque especial.

No Micro-ondas: Rápido e Prático
Para assar, forre um prato de micro-ondas com papel manteiga e coloque as fatias de batata lado a lado. Leve-as ao micro-ondas por 2 minutos inicialmente, depois dê uma levantadinha nas fatias para desgrudá-las do prato e coloque novamente por mais 40 segundos. Dê uma olhada: já estão douradinhas e crocantes? Se não, paciência é a chave! Continue aquecendo de 30 em 30 segundos até atingirem a textura desejada. Mas cuidado para não queimar!
Ah! Um detalhe importante é distribuir as mais fininhas no centro do prato, elas ficam prontas mais rapidamente. Outra dica é ficar de olho na potência do seu micro-ondas, isso pode variar um pouquinho o tempo.
DICA: pode ser feito na airfryer também, mas fique de olho no tempo para não queimar.
Fresquinhos e Crocantes
E por falar em fresquinho, sabiam que os chips de batata doce são melhores consumidos no mesmo dia? Guardei um pouco em um pote aqui em casa e, no dia seguinte, não estava tão crocante. Portanto, a dica é saborear logo após o preparo!
Conclusão: Prepare e Compartilhe
Espero que tenham gostado dessa receita prática e que desejem preparar os seus próprios chips em casa. Que tal compartilhar essa dica com amigos e familiares? Vocês podem até programar uma tarde juntos para experimentar essas delícias.
Ao proporcionar uma opção saudável e deliciosa para sua família, você está garantindo não só momentos de prazer, mas também cuidado com a saúde de quem ama. Então, mãos à obra, preparem seus chips de batata doce e aproveitem cada crocância!
E aí, gostaram da receita? Deixem seus comentários e não esqueçam de compartilhar com mais pessoas que vão adorar saber fazer esse lanchinho super saudável e prático!
Chips de batata doce – Veja mais conteúdos como esse em: Receitas Salgadas
